Luzofonia ao poder!!!

segunda-feira, março 13, 2006

O Projecto Luzofonia

A Luzofonia é um projecto musical, cultural, social e recreativo, que pretende resgatar de volta ao seu destaque merecido, toda a expressão musical e poética dos povos da lusofonia.

Em termos musicais, isso é conseguido pela combinação das sonoridades electrónicas do hip-hop e da house, com a batida dos tambores luso-afro-brasileiros (caixas, bombos, repiques e, claro, os surdos), tendo como inspiração toda a riqueza expressiva da música de expressão lusófona. O projecto funciona também como uma revisitação dos grandes temas da nossa língua, escrita e cantada.

Trata-se no fundo de trazer a onda lusófona ao seu destaque merecido, por intermédio de uma roupagem mais dançável: Nós queremos ser ouvidos!

Mas queremos ser ouvidos por uma razão: para dar a conhecer a nossa mensagem. Para ajudar a resgatar do esquecimento, toda essa riqueza que é a língua portuguesa, que é a fonte da nossa união. Esta é a nossa pátria! Esta é a nossa mãe!

A música é vista por nós apenas como um meio mais imediato de comunicarmos a nossa mensagem, mas não é sem dúvida exclusivo, porque associamo-nos a todo o tipo de manifestações artísticas, que estejam de acordo com a nossa filosofia. Particular destaque para a dança, as artes plásticas, a fotografia e o web-design.

As primeiras actividades consistem na gravação de um álbum de originais (e alguns remixes de temas antigos conhecidos) e na organização de uma banda de apresentação ao vivo, conjugando músicos tradicionais, electrónicos e percussionistas, juntamente com dançarinos e outros elementos teatrais.

Queremos investir também bastante na organização de festas temáticas, que serão numa primeira fase uma das principais formas de divulgação e fonte de receitas (directas e indirectas, como venda de CD's e merchandise).

Está-se também a pretender formar um bloco de rua, género uma versão portuguesa do Olodum, mas prendemo-nos ainda com as questões do espaço (essencialmente) e da angariação de todos os meios necessários.

Isto quanto a projectos de curto prazo, porque a médio prazo a Luzofonia quer evoluir para se tornar uma escola (a componente socio-didáctica é fundamental), um estúdio de gravação (já temos qualquer coisa) e uma editora independente de música e outros media, para termos meios sustentáveis de financiamento, podermos alargar o nosso leque de actividades, e tornarmo-nos auto-suficientes.

Em particular preocupa-nos a intervenção social, e gostaríamos tal como o Olodum e outros blocos-afro da Bahia, de conseguir ajudar crianças e jovens desfavorecidos, pelo uso de terapias lúdicas envolvendo os tambores, e eventualmente outras.


PS: este projecto ainda só existe na minha cabeça... mas eu vou fazê-lo acontecer! Queres-me ajudar?